segunda-feira, 26 de agosto de 2013

ROMEU E JULIETA SEGUNDO LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO

Selecionei um texto de bom humor de Luís Fernando Veríssimo onde ele reescreve o final da peça de Shakespeare no seu inigualável estilo.Bom proveito.



Luís Fernando Veríssimo
Shakespeare
Da série "Finais alternativos". "Romeu e Julieta". Ato V, Cena IV. Encontro do velho Montéquio, pai de Romeu, com o velho Capuleto, pai de Julieta.

"Montéquio: Meu filho, por mais que eu despiste
Em casar com sua filha insiste.
Ó céus, no que dará a união
Do filho de um nobre com a filha de um cão?
E, com todas as minhas mágoas, ainda por cima
Esta obrigação de falar com rima!

Capuleto: Esta dor até um cão mata
Ver sua filha casar com um vira-lata.
Pior do que isto, ah meus dias,
Serão as reuniões das nossas famílias,
Eu e você, sendo gringos,
Comendo a mesma massa, aos domingos!

Montéquio: Porca miséria (me perdoe o bardo)
Mas resignemo-nos ao nosso fardo.
Se não se casam, se juntam, e vão viver de artesanato
Só há um jeito, façamos um pacto.

Capuleto: Rendo-me aos fatos, galhardo
Melhor um genro cachorro do que um neto bastardo.

Montéquio: Dito o que, só nos resta um mote.

Capuleto: Qual?

Montéquio: O dote.

E Romeu e Julieta não morrem, mas vivem felizes até a separação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário