quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Reflexão sobre um tema polêmico

Bastante atual e significativo o pensamento de Otto Lara Resende sobre a Televisão:

"A Televisão é pior que a Esfinge. A gente a decifra e mesmo assim ela nos devora!"

Tema para reflexão sobre o papel que a televisão tem desempenhado, no Brasil - em particular - na formação de gostos duvidosos e entorpecimento da mente. Manipulação de notícias, censura de outras, série enlatadas sem valor cultural ou histórico (excessão aos canais de TV paga tipo Discovery, Animal Planet, etc.-) e formação de opinião ao sabor do "american way of life" em flagrante prejuízo para a cultura nacional. Programas de auditório que são cópias ou licenciados pela matriz, filmes de clara propaganda política ou semeadores de violência. Tudo somado, misturado, resulta em nada. Sem falar em apresentadores de programas desqualificados (os dois, programas e apresentadores) e ainda os canais de apresentação psico-religiosa. Alguma coisa precisa ser feita para elevar o nível da programação dos canais abertos. Um bom exemplo de programação cultural eficiente foi o apresentado durante muito tempo pelo saudoso Arthur da Tavola, no canal do Senado, "quem tem medo de música clássica?" e a exibição de filmes argentinos com forte dose social e ética, no canal Futura. Infelizmente ambos não estão mais no ar. Arthur da Tavola faleceu e o canal Futura deve ter sofrido uma "penada" da censura... O debate é livre. Ninguém desconhece o valor e a penetração da Televisão. O que é preciso é passar as grades da programação na peneira. E selecionar os programas mais elaborados e voltados para o desenvolvimento e entretenimento da comunidade. E dentro em pouco teremos aí o Big Brother!

2 comentários:

  1. Ontem, eu e Júlia (minha filha de 14 anos), assistimos um programa da REcord News, acerca de um programa de intercambio cultural para jovens estudantes da rede publica, patrocinado pela embaixada norte-americana. Ficamos impressionados com a qualidade das informacoes, a riqueza de conteudo. Julia comentou que TV deveria ter, principalmente, esse tipo de finalidade.

    ResponderExcluir
  2. Henrique, realmente é um caminho a seguir. Estou tentando junto ao deputado Carlos Willian um estudo mais aprofundado do tema e as modificações que poderiam ser sugeridas. Por isso, sua informação será útil.

    ResponderExcluir